Jump to content

Beginner´s question


fernandocjr

Recommended Posts

Hello,

I'm just starting in ArcMap and I'm trying to learn to work in a college project.
So, I have more than 500k points in a map, these points must be placed in the same position of some cisterns, but, the database we have is not much accurate, in some cases the point is exactly in the cistern location, like in the image:

Image Here

Some times the point is placed near but not in the exactly location like in the next image:

Image Here

But, the problem is that some of them are placed in a place totally wrong, and cause are so many point we can´t check manually.
The solution we are thinking is:
To create a range of 500m for each point, and inside this range make ArcMap look for in the satellite images for the cisterns, and if it finds we will keep the point, if don´t we will disregard it.
What I wanna ask is if this is possible in ArcMap or not.

Thanks

Edited by fernandocjr
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
On ‎17‎/‎11‎/‎2017 at 1:23 PM, dexgeo said:

Fernando você fala Português? 

Opa, falo sim.

Minha duvida é se consigo fazer o ArcMap ou em outro software criar um range de 500 metros em todos os meus pontos e entao procurar dentro do range se existe alguma cisterna na area, se houver, ele mover\criar um ponto para o local exato, e caso não exista nenhuma cisterna no local, desconsiderar o ponto.

Link to comment
Share on other sites

16 hours ago, fernandocjr said:

Opa, falo sim.

Minha duvida é se consigo fazer o ArcMap ou em outro software criar um range de 500 metros em todos os meus pontos e entao procurar dentro do range se existe alguma cisterna na area, se houver, ele mover\criar um ponto para o local exato, e caso não exista nenhuma cisterna no local, desconsiderar o ponto.

Saudações Fernando, pelo que eu entendi você quer que o arcmap encontre sozinho suas cisternas na imagem... é isso? Bom se for, eu desconheço esta função no Arcmap, porque ele é destinado a geoprocessamento. Talvez você consiga pelos programas mais robustos de sensoriamento remoto tipo Envi, ERDAS ou Ecognition .... porém também vai depender da qualidade da imagem que você está trabalhando e se todas as cisternas terão a mesma resposta espectral. De acordo com o que eu entendi na sua pergunta inicial você obteve os pontos das cisternas usando um aparelho básico de navegação por satélite, e os erros podem ultrapassar 30 metros... não acredite na mensagem do visor de erro de 2 a 5 metros... Outra coisa é qual imagem você está usando, procure ver se os Datum (Data) coincidem.  No Arcmap você vai ter que acertar no braço mesmo. Sucesso...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

5 hours ago, dexgeo said:

Saudações Fernando, pelo que eu entendi você quer que o arcmap encontre sozinho suas cisternas na imagem... é isso? Bom se for, eu desconheço esta função no Arcmap, porque ele é destinado a geoprocessamento. Talvez você consiga pelos programas mais robustos de sensoriamento remoto tipo Envi, ERDAS ou Ecognition .... porém também vai depender da qualidade da imagem que você está trabalhando e se todas as cisternas terão a mesma resposta espectral. De acordo com o que eu entendi na sua pergunta inicial você obteve os pontos das cisternas usando um aparelho básico de navegação por satélite, e os erros podem ultrapassar 30 metros... não acredite na mensagem do visor de erro de 2 a 5 metros... Outra coisa é qual imagem você está usando, procure ver se os Datum (Data) coincidem.  No Arcmap você vai ter que acertar no braço mesmo. Sucesso...

Então, eu consegui as coordenadas dos pontos de um database, mas por algum motivo quando plotei elas no mapa algumas ficaram muito longe do local que deveria.
No começo eram mais de 600.000 pontos, depois de filtrar algumas acabamos com 490.000, mas mesmo assim algumas continuam muito longe (casos de o ponto estar 300m longe da cisterna).
Entao pensamos que a melhor maneria de saber exatamente o local era por sensoriamento remoto

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use.

Disable-Adblock.png

 

If you enjoy our contents, support us by Disable ads Blocker or add GIS-area to your ads blocker whitelist